3 etapas de um ciclo de realização

O que te deixa realizado?

Ter a resposta para essa pergunta, mesmo que podendo mudar ao longo do tempo, pode ser um importante fator para tomada de decisão de quais projetos se envolver, ou rumo a seguir.

Não tenho a burrice pretensão de tentar dar uma formula mágica de como ser uma pessoa mais realizada. Mas vou compartilhar as etapas, que depois de muita reflexão, tenho notado presentes na minha vida.

3 etapas de um ciclo de realização

  1. Aprender muito: A primeira etapa para me sentir seduzido por um projeto e realizado por estar investindo meu tempo nele, é o sentimento de aprendizado. Seja ele de conceitos, metodologias, ou de ideias e até mesmo pontos de vista.
  2. Fazer a diferença: Para o sentimento de realização continuar e crescer, eu preciso fazer coisas grandes, preciso conseguir usar as minhas habilidades e os novos aprendizados da melhor forma possível para construir ambientes e coisas que me deem aquele orgulho interno de que consigo deixar os lugares por onde passo melhor do que os encontrei.
  3.  Viver além da sua borda: Meu mantra é deixar os lugares por onde passo melhor que os encontrei e contagiar as pessoas para que façam o mesmo. Por isso o ponto máximo de realização que busco a cada desafio é ‘‘não precisar mais existir’’ . Ou seja, que caso eu parta para novos rumos e desafios,  não faça falta naquele lugar, porque as pessoas conseguiram importar o que eu tinha de melhor. E desse modo, a minha melhor forma, estará vivendo nelas, e eu terei ido além da minha borda . Nesse momento é hora de buscar novos desafios e reiniciar o ciclo : )

Na semana que vem posso mudar de opinião quanto as 3 etapas de um ciclo de realização, e isso é natural no processo de evolução que vivemos, mas o exercício de parar e pensar sobre isso às vezes e bem saudável. Então novamente te pergunto: O que te deixa realizado?

Ailton Arantes Cunha

Sou alguém que acredita que devemos sempre deixar o ambiente que estamos melhor que o encontramos, e que sonhar e colocar a mão na massa é a melhor maneira de ser fiel a si mesmo.