6 verdades que talvez não lhe contaram sobre o mundo

O anacronismo consiste em utilizar os conceitos e juízos de uma época para analisar os fatos de outro tempo [1].

1. Os jovens de hoje não querem saber de nada

“Os jovens de hoje gostam do luxo. São mal comportados, desprezam a autoridade. Não têm respeito pelos mais velhos, se passam o tempo a falar em vez de trabalhar. Não se levantam quando um adulto chega. Contradizem os pais, apresentam-se em sociedade com enfeites estranhos.” (Sócrates, 470-399 A.C.)

 2. Antigamente era muito melhor

“Esta juventude está podre no fundo do coração. Os jovens são maus e preguiçosos. Nunca serão como a juventude de outros tempos. Os de hoje não serão capazes de manter a nossa cultura.” (Inscrição em cerâmica encontrada nas ruínas de Babilônia, 2000 a.C.)

 3. A juventude está perdida

“Não tenho nenhuma esperança quanto ao futuro do nosso país, se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque esta juventude é insuportável, sem comedimento, simplesmente terrível.” Hesíodo (720 a.C.)

 4. Ninguém mais se comunica

 anacronismo

5. Não existe mais respeito

“O pai teme os seus filhos. O filho acha-se igual ao seu pai e não tem nem respeito nem consideração aos seus pais. O que ele quer é ser livre. O professor tem medo dos seus alunos. Os alunos cobrem o professor de insultos. Os mais novos querem tomar já o lugar dos mais velhos. Os mais velhos, para não parecerem antiquados ou despóticos, consentem nesta demissão. E, para coroar tudo, em nome da liberdade e da igualdade: a libertação dos sexos!” (Platão ; 428-348 a.C.; A República, livro VIII)

6. O fim do mundo está próximo

“O nosso mundo atingiu um estado crítico. As crianças já não dão ouvidos aos seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe.”(Sacerdote egípcio 2000 a.C.)

Podemos acreditar que somos hoje a nossa pior versão, ou podemos passar a ver o mundo com outros olhos. A escolha é individual.

Um grande poeta compositor, certa vez escreveu:

Minha dor é perceber

Que apesar de termos

Feito tudo o que fizemos

Ainda somos os mesmos

E vivemos

Ainda somos os mesmos

E vivemos

Como os nossos pais

… (Belchior)

 

Referências

[1] Site Brasil Escola, Anacronismo, acessado em: <http://www.brasilescola.com/historia/anacronismo.htm> Dez.2013

Jhoney Lopes

Podia ser Mestre Jedi, mas é Mestre em Engenharia de Software pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, tá na luta como Empreendedor e desenvolve aplicativos em iOS por paixão e profissão. Sim, Worklover! =] Mantra: “De modo suave você pode sacudir o mundo.” – Mahatma Gandhi