A tal Pirâmide Social

Poderia ser um texto sobre Kéops, Kéfren ou Miquerinos (faraós do Egito), mas é outro ponto da geografia que irei tratar. A tal pirâmide social, me desculpem os puritanos, mas na Wikipédia está definida como: “Uma classe social é um grupo de pessoas que têm status social similar segundo critérios diversos, especialmente o econômico.”

 classes-sociais_imagem_samuca

Figura 1. Pirâmide Social

Essa divisão social vem da consequência dos diversos papéis que existem nos grupos sociais da sociedade [Karl Marx].

Existe um termo comumente empregado, base da pirâmide, quando é citado a base da pirâmide normalmente trata-se das classes C, D e E. Alguns radicais eliminam a classe C, mas de modo geral podemos mantê-la.

No Brasil existe um regulamento para definir a classificação social. O CCEB – Critério de Classificação Econômica Brasil, ou somente Critério Brasil. Ele é o principal instrumento de segmentação da população segundo seu poder de compra, o CCEB classifica a população em classes econômicas A, B, C, D e E, através da pontuação obtida pela posse de determinados bens e o grau de instrução do chefe de família [ABEP].

A Figura 2 mostra a distribuição das classes no Brasil, dados de 2009 [CCEB].

Fonte: Critério de Classificação Econômica Brasil – CCEB 2015

Figura 2. Divisão Classe Social Brasil

Os Negócios Sociais querem mostrar que é possível ganhar dinheiro e impactar positivamente o mundo. Para nós que acreditamos neste novo modelo, um dos nossos embasamentos é a nossa crença na força da escala. Ter escalabilidade é o poder de um negócio conseguir crescer sustentavelmente, ou seja, nós queremos que quanto maior for a distribuição de um produto ou serviço, maior seja o lucro.

Você acredita nessa nova forma de fazer negócios?

 

Fontes:

[ABEP] Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa http://www.abep.org/

[CCEB] Apresentação do novo CCEB – Em vigor a partir de 2014. http://www.abep.org/novo/Content.aspx?ContentID=882

[Wikipédia] http://pt.wikipedia.org/wiki/Classe_social

 

ps. não está muito satisfeito com o rumo das coisas? Vai lá e encare a realidade!