Como conseguir Parceiros?

Nas parcerias estão casos clássicos de catalisadores! Por meio delas, conseguimos fazer juntos, algo que separadamente não conseguiríamos, ou demoraríamos mais tempo.

Antes de qualquer coisa você dever ter em mente a regra de ouro sobre parcerias:

 regra de ouro parcerias

As relações entre as espécies para obter vantagens são comuns não só entre os homens. Quando duas espécies se tornam ‘‘parceiras’’ e isso é benéfico para ambas, chamamos de protocooperação. No entanto quando só uma espécie é beneficiada, sugando forças da outra, é parasitismo!! Isso mesmo (espero que nenhum leitor se identifique com essa situação,rs) se alguma vez você já pensou em fazer uma parceria que só você levasse vantagem, você foi um parasita! Rsrs.

Aprendida essa primeira regra, você deve se fazer as seguintes perguntas:

 

1. Para onde minha organização quer ir? Quais são nossos objetivos, metas, sonhos… (caso não saiba isso, a única parceria que pode se dar o luxo de procurar e uma que ajude-o a descobrir)

 

2. Quais recursos são limitantes para conseguir isso? Conhecimento, contatos, dinheiro…

 

3. Quem tem esses recursos e pode me ajudar? Instituições, pessoas…

 

4. Quais são as sinergias que temos? Causas, stakeholders

 

5. O que posso oferecer? Produtos, contatos…

 

As duas primeiras perguntas são fundamentais para que você não perca tempo com parcerias que não sejam estratégicas para o momento que vive. Já vi muita gente indo atrás de parceria e quando o prospect pergunta: ‘‘o que você precisa?’’, não tem a resposta na ponta da língua e perde a chance.

 

As demais ajudam a definir os possíveis parceiros, que valem a pena ser abordados. Fiquem atentos, as pessoas tendem a procurar os grandes e famosos, muitas vezes empresas um pouco menores ou sem tanta fama, ficam esquecidas e podem se tornar fieis parceiros, com uma boa abordagem. E é sobre a abordagem que vem às próximas dicas:

 

1. Levante o máximo de informações possíveis do prospect: como está o seu mercado, onde ele investe, o que ele pensa, com quem ele se relaciona…

 

2. Prepare apresentações fodas arrebatadoras! Quanto mais brilho no olho do apresentador e artifícios para sensibilizar (imagens, dados, vídeos…), maiores as suas chances;

 

3. Deixe o prospect falar!!! Não fique só desesperado querendo falar, escute-o atentamente também. Muitas vezes é nesse momento que ele lhe da a brecha que precisava para você apresentar a ideia ou fato que fechará a parceria;

 

4. Caso não role a parceria, peça ao prospect três contatos que ele acredita que possam se interessar, esse é o chamado pé de galinha, e fará sua rede ir aumentando.

 

Mas e se a parceria for estabelecida com sucesso?

 

1. Cumpra o que prometeu. Parcerias são relacionamentos de confiança, se ela for quebrada, dificilmente será renovada;

 

2. Apresente resultados;

 

3. Dê sempre espaços para feedback;

 

4. Não suma!! Novamente, como em qualquer relacionamento, é preciso estar presente…

 

Como eu disse no começo, parcerias são excelentes catalisadores, a própria Catálise Social, conta com parceiros desde o início para existir. Nossa logo foi desenvolvida pela equipe de Marketing da TETU (Filipe, Gelsner e Caio) , nosso blog pela No Bugs (Luan)…

 

Espero que com as dicas de hoje, consigam fechar novas parcerias, para que cada vez mais catalisemos uma realidade melhor 😉

 

Ailton Cunha

Um comentário em “Como conseguir Parceiros?

Comentários estão encerrados.