Expectativa e a nossa incrível ambição em cultivá-la

Todos já passamos por momentos em que ficamos esperando algo com afinco, e subitamente não ocorre o que queríamos. Alguém, um emprego, uma vitória, um olhar…acontece que nesse momento algo que antes sobrava, agora nos falta; essa tal esperança que nos mata.

A esperança é a última que morre, porque acredito que ela tenta nos matar antes e quando não consegue, pega as malas e vai embora.

 “expectativa” vem do Latim EXSPECTATIO, “espera, antecipação”, de EX-, aqui como intensificativo, mais SPECTARE, “olhar” [1].

Ainda irei descobrir o motivo dessa ambição em criar uma certeza sobre coisas incertas. Parece delírio quando colca-se no papel. Outro dia enquanto esperava um resultado, imaginei todas as probabilidades possíveis de ganhar, embora eu sabia que existia algo além de dados e números (a improbabilidade infinita da cabeça das pessoas) continuei calculando.

As vezes fazemos uma prova fechada, corrigimos com gabarito, estimamos o resultado, mas mesmo assim, criamos a loucura de pensar nas questões que por algum motivo serão anuladas; e sempre pensamos que serão as que erramos.

páFig 1. Eu de boa querendo comer o meu marshmallow.

Acredito que a expectativa é a maneira mais confortável em lidar com nossos erros ou nossas faltas. Depositamos a nossa fé em algo que não nos cabe mais, e passamos a confiar mais nisso do que em nossas ações anteriores. Lembrando que a expectativa nunca ocorre nos momentos de ação, embora os resultados sejam definidos nesses momentos.

A maior dificuldade em lidar com essa incrível vontade de que as coisas funcionem como desejamos; é que o mundo não gira para realizar nossos desejos.

Penso que o mundo gira para ensinar sobre erros e acertos. Talvez seja assim, talvez, mas só talvez…o mundo gira.

Fontes:

1. Origem da Palavra site de etimologia. Acessado em: <http://origemdapalavra.com.br> Dezembro 2013

Jhoney Lopes

Podia ser Mestre Jedi, mas é Mestre em Engenharia de Software pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, tá na luta como Empreendedor e desenvolve aplicativos em iOS por paixão e profissão. Sim, Worklover! =] Mantra: “De modo suave você pode sacudir o mundo.” – Mahatma Gandhi