Jovens Transformadores – Leonardo Medeiros

O meu sonho é… Sou um jovem completamente fascinado por autoconhecimento, nunca acreditei em dom. Acredito em conquista, onde as pessoas lutam por aquilo que querem ser e obtém resultados em cima disso. Mas antes de cada conquista é imprescindível entender como funcionamos, o que queremos de verdade, analisar nossas ferramentas e lidar com as pessoas.

Tenho para mim que possuo liderança social, minhas iniciativas visam o impacto nas pessoas, isso é o que me move. Saber que estou produzindo um serviço que beneficia diversos âmbitos. Pretendo continuar a empreender em diversos segmentos, seja tecnologia, alimentação, eventos, ONG e fazer com que meus empreendimentos tenham grande valor, tanto para pessoas quanto para o mercado.

Contudo, meu maior sonho é ter uma estrutura cada vez maior para comunicar as futuras gerações e inspirá-las a crescer através de aprendizados e experiências. É continuar nessa corrente e disseminar a cultura do empreendedorismo, começando pelas comunidades de baixa renda.

 

Meu coração canta quando… Quando vejo pessoas que eram mal vistas pela sociedade, pessoas já rotuladas como fracasso, vaiadas, cartas fora do baralho se destacando. Minha maior emoção é ver essas pessoas desabrocharem para o sucesso.

 

12631422_1048485401889998_551246983439090500_n

Leonardo Medeiros – 17 anos

 

Impactei! Entrei no mundo dos negócios através de uma associação chamada Junior Achievement, uma ONG internacional situada em 120 países que promove a educação empreendedora através de programas e metodologias. Em 2014 participei do Programa Miniempresa, este que desafia o estudante a criar um negócio. Surgiu então a EcoCart S.A/E, uma Miniempresa Estudantil na qual me tornei Presidente. Produzíamos carteiras feitas através de caixa de leite e tínhamos um App para customizar as carteiras. Conquistamos alguns prêmios estaduais e então fomos selecionados como Melhor Miniempresa do Rio de Janeiro.

 

Minha primeira viagem de avião foi através desse prêmio, onde fomos para Brasília disputar o nacional. Ficamos quatro dias no hotel pela noite e de dia íamos ao SEBRAE para fazer uma Feira de Miniempresas e um pitch para os jurados. Nós conquistamos o TOP 10 das Melhores Miniempresas do Brasil. Esses dias foram marcantes e mudaram todo o contexto de minha história. Após isso, fiquei apaixonado e encontrei o que me instigava de verdade. Então embarquei na rede que a Junior Achievement oferecia e criei algumas iniciativas, como: campanha de financiamento coletivo, uma loja virtual de jogos, uma empresa com uma Start-up encubada, participação em um núcleo de jovens empreendedores e fóruns internacionais de empreendedorismo. Além de faturar alguns prêmios e indicações, como: Jovem Fora de Série 2015 da Fundação Estudar, Indicação para Jovens Inovadores 2015 da Revista MIT, 1° Lugar no Conectado do FNB15 – Maior Fórum de Empreendedorismo Jovem do Brasil, entre outros.

 

Hoje eu mantenho a minha empresa chamada Grupo ijob que oferece três serviços, desde uma consultoria online até uma empresa de RH. Criei um canal no YouTube com um ator que fez participações no Parafernalha e Canal Ixi, atuo como Gerente Geral de um núcleo de jovens empreendedores e trabalho na Junior Achievement Rio de Janeiro. Recentemente fundei o X-Jovens, uma comunidade de jovens unidos em prol de criar e receber conteúdo digital / físico para Internet através das redes sociais e de um blog colaborativo. Envolvemos os temas: empreendedorismo, tecnologia, autoconhecimento e estudar fora. A ideia é usar a marca para disseminar aprendizados e inspiração de uma maneira horizontal e juvenil.

 

Fui apoiado por diversas empresas que acreditam no meu potencial e que querem acreditar no potencial de mais jovens. Não fiz nada sozinho. Além de buscar ambientes e pessoas que me agregam valor, sou incentivado e tenho uma equipe. Busque assuntos relacionados a empreendedorismo, use o Google que você só vai achar ótimos assuntos! Foi assim que eu comecei. Empreender tem a ver com estilo de vida, no geral, é ir à busca dos sonhos e ousar o novo. Não se prenda a padrões impostos pela sociedade e não se prenda ao erro de dizer que as coisas são fáceis, tudo é difícil. Desejo a todos sabedoria para tomar as melhores decisões sempre!

 

“Encaro a vida pensando naquele que quero ser e em um piscar de olhos acabo me tornando.” – Leonardo Medeiros.

Jhoney Lopes

Podia ser Mestre Jedi, mas é Mestre em Engenharia de Software pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, tá na luta como Empreendedor e desenvolve aplicativos em iOS por paixão e profissão. Sim, Worklover! =] Mantra: “De modo suave você pode sacudir o mundo.” – Mahatma Gandhi