Pense grande, comece pequeno e ande rápido

“Pense grande, comece pequeno e ande rápido”, tem muitas variações e autorias, sendo que a referência principal que tenho é de que foi proferida por Fábio Barbosa. No entanto, o que mais importa são os ensinamentos que ela traz e que acredito vale a pena refletirmos.

Muitas vezes pensamos em como poderíamos empreender e causar impacto na sociedade, mas fica a pergunta…

Por onde começar?

Uma bela estratégia é essa, de pensar grande, no seu sonho; em seguida pensar em como você pode começar imediatamente a colocar aquilo em prática, e buscar crescer cada vez mais rápido. Essa é a filosofia em que se baseia Caio Braz, empreendedor da Backpacker, que ensina inglês a brasileiros das classes C e D – e dá lucro.

Outro ponto é a magia contagiante de acreditar mais em nosso potencial, que surge quando conseguimos realizar algo que tínhamos como ‘’difícil’’, um novo mundo de possibilidades se abre! E o início de tudo, geralmente, é um passo pequeno. Sobre essa magia gostaria de trazer uma bela reflexão do Nobel da Paz Muhammad Yunus:

‘‘O que será do mundo daqui a 20 ou 50 anos? É fascinante especular. Mas acho que a questão mais importante é: o que nós queremos que o mundo seja daqui a 20 ou 50 anos?

1960037_738414056251822_658671043758625712_ncréditos: Ricardo Siri Liniers

A diferença é altamente significativa. Na primeira formulação, vemo-nos como espectadores passivos do desdobrar dos acontecimentos. Na segunda somos nós mesmos os criadores ativos de um resultado desejado. Acho que é hora de assumirmos a responsabilidade por nosso futuro, em vez de aceitá-lo passivamente.

Pense grande, comece pequeno e ande rápido

Os sonhos são feitos de impossibilidades. Precisamos por a mente para funcionar de modo diferente quando pensamos sobre o futuro. Temos de nos atrever a dar saltos possíveis para as impossibilidades, porque quando uma impossibilidade se torna possível, ela abala a estrutura e cria um efeito dominó, preparando o terreno para tornar possíveis muitas outras impossibilidades.

Quanto mais impossíveis parecem as metas, mais emocionante se torna a tarefa.

Felizmente, entramos numa época em que os sonhos têm mais chances do que o ‘‘impossível’’. E nas palavras de Mario S. Cortella: “O impossível não é um fato: é uma opinião.”.

Bem amigos, dito isso, a pergunta que deixo é: Vamos começar a empreender o mundo que queremos? ‘‘Pense grande, comece pequeno, ande rápido.’’!

Jhoney Lopes

Podia ser Mestre Jedi, mas é Mestre em Engenharia de Software pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, tá na luta como Empreendedor e desenvolve aplicativos em iOS por paixão e profissão. Sim, Worklover! =] Mantra: “De modo suave você pode sacudir o mundo.” – Mahatma Gandhi