Qual a cara de um ”desafio dos bons” ?

Já li e ouvi várias vezes que pessoas que fazem a diferença no ambiente que estão, são movidas por desafios. Que quando o empreendedor escuta ‘‘isso será um grande desafio’’ a tendência é ele já se empolgar e pensar: ‘‘então é pra mim’’,rs.

Com o tempo comecei a ver que algumas das pessoas que mais me inspiravam por ter vencido grandes desafios, não encaravam alguns e pulavam para outros. Mas como assim? Comecei a pensar: ‘‘será que tem dia que acordamos realizadores de desafio em série e outros dias não? Aí comecei a reparar que o mesmo valia pra mim. Tinha vindo estudar em Viçosa-MG, sem nem conhecer a cidade nem a galera da república que fiquei, ainda no terceiro período coordenei uma equipe de estagiários para atuar em um projeto de aprendizagem significativa para alunos da rede pública de várias escolas da cidade, fui um dos fundadores da empresa júnior do meu curso… Atividades que me faziam pensar que gostava de encarar desafios, no entanto quando o desafio era estudar para as provas de Física da universidade, humm… Eu era um grande #%@!& .

artistas-ucranianos-mykola-shcherbak-e-sergii-popove-se-apresentam-na-abertura-do-37-festival-internacional-de-circo-de-montecarlo-1358969889524_791x1080Foi  pensando nessas coisas que minha ficha caiu, que gostamos de desafios, mas eles tem que ter um perfil especial. O desafio dos bons tem que te dar sorriso do rosto e frio na barriga. O Sorriso vem daqueles desafios que são ‘‘saborosos’’ ao longo da caminhada e não só no seu fim, que você sente que está fazendo algo grande, que está fazendo a diferença. Ele te da brilho no olhote inspira. Além disso, o desafio bom tem que dar frio na barriga. Não pode ser fácil, se não, não tem graça. Isso explica porque muita gente que admiramos às vezes não se interessa por determinados desafios, para eles aquilo já não da frio na barriga. Quantos competidores adiantaram sua aposentadoria porque eram tão bons que não tinham um concorrente forte e isso os desmotiva.

O mais importante, é que como dizia Sócrates: ‘‘Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.’’.

Qual  o desafio [dos bons,rs] que você vai escolher para encarar agora,rs?

 

Ailton Cunha