“Santos são pecadores que continuam tentando” Mandela

Sempre acreditei que temos a obrigação de deixar os lugares por onde passamos melhores do que os encontramos. O que demorei para perceber é que ao longo desse caminho a maior transformação acontecia comigo mesmo.

 

Quando deixamos de lado ideias preconcebidas e nos colocamos na posição de aprendizes, conseguimos enxergar coisas que antes não enxergávamos. Conseguimos aprender com pessoas que possuem histórias de vida completamente diferente das nossas e ganhamos então, mais repertório para compreender, interagir e melhorar o ambiente a nossa volta.

 

Esse processo não é trivial, pois toda ruptura de paradigma, requer que aceitemos que somos limitados em nossos conhecimentos, habilidades e crenças. E esse não é um processo que gostamos de passar, pois ataca diretamente o nosso ego de acreditar que estamos prontos e certos. Todavia não deveria ser assim, o aceitar-se não pronto, e em constante evolução, é uma maneira de pensar poderosa.

 

Um conceito que gosto bastante é o de Growth Mindset, ou mentalidade de crescimento da psicóloga Carol Dweck. Pessoas com essa mentalidade, acreditam que a inteligência/talento é algo que pode ser desenvolvida com dedicação e esforço. Essas pessoas, ao invés de evitar os desafios, os utilizam como oportunidades de crescimento e aprendizado. Por outro lado, alguém com uma mentalidade fixa acredita que, ou você é talentoso ou não é. Elas tendem a evitar os desafios e desistem facilmente quando se deparam com obstáculos ou críticas.

 

Divirta-se com os novos desafios, e não se deixe paralisar se em algum momento perceber que não é “tão bom” quanto imaginou em algum momento, ou quanto gostaria de ser. A evolução constante é mais importante. Como disse Mandela: “Não se esqueça de que os santos são pecadores que continuam tentando”.

 

Ailton Arantes Cunha

Sou alguém que acredita que devemos sempre deixar o ambiente que estamos melhor que o encontramos, e que sonhar e colocar a mão na massa é a melhor maneira de ser fiel a si mesmo.