Somos animais sentimentais

Curioso pelo título? Aeee consegui te trazer até aqui,rs.

 

Se Jean-Jacqs Rousseau estivesse vivo, acredito que veria os resultados das pesquisas do Biólogo Dr. Frans de Wall como fortes argumentos para a sua ideia de que ”O homem é bom por natureza. E a sociedade que o corrompe.” 

Para quem não conhece, recomendo fortemente que assista ao pequeno vídeo abaixo de um TED onde o Dr. Frans de Waal apresenta alguns de seus experimentos:

Como você pode ver, não só entre os humanos a cooperação, empatia e senso de justiça estão presentes. Mas então porque chegamos ao ponto de ter tantos problemas no mundo pela falta de caráter e de uma consciência coletiva? Somos bons em nossa essência, faz parte da nossa natureza. Então, se Rousseau estava certo, e é a sociedade que o corrompe, o que precisamos fazer para mudar essa rota?

Acredito que cada um precisa repensar o seu dia-a-dia, em como estão suas relações, se você sente orgulho de quem é. Parar e fazer esse tipo de reflexão é um convite a sair do piloto automático e revisitar a nossa essência de ‘‘animais sentimentais’’.  A sociedade só irá parar de ‘‘corromper’’ pessoas para o mal, quando as referências boas estiverem espalhadas. Seja o catalisador dessa mudança!

Ailton Arantes Cunha

Sou alguém que acredita que devemos sempre deixar o ambiente que estamos melhor que o encontramos, e que sonhar e colocar a mão na massa é a melhor maneira de ser fiel a si mesmo.