Transformadores. Quem são? Onde estão? Como eles se reproduzem?

Vamos falar de Seth Godin e Jonilda. Se não conhece nenhum dos dois está no lugar certo, e se conhece também está.

 

Quem são?

Seth Godin é famoso por seus livros. Quero falar especificamente de um chamado “O Melhor do Mundo”. Alguns resumem o livro como: “saiba quando desistir ou persistir”; eu falaria um pouco diferente: “saiba o óbvio de quem está mandando bem”.

Independente da minha versão pouco comercial, o livro fala justamente do motivo de algumas pessoas/empresas/coisas serem a melhor do mundo em algo.

São apresentadas algumas listas e percebemos que estar entre os 10 melhores não significa nada se você não é o primeiro. Motivo? O primeiro normalmente detém 80% do sucesso e os outros ficam com as sobras.

 

Parece muita pressão ser o melhor do mundo, aí que entra a Jonilda. Mãe, mulher, brasileira e moradora do sertão da Paraíba especificamente em Paulista (cidade de pouco mais de 11mil habitantes), mas não se engane, não são essas características que a fazem a escolhida.

Jonilda é a professora de matemática que levou estudantes de uma cidade do sertão da Paraíba alcançarem 22 prêmios na Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Já foram cinco medalhas de ouro, duas de prata, três de bronze e 12 menções honrosas. Jonilda é mãe, mulher, brasileira e a melhor professora do mundo para os estudantes de Paulista.

 

Onde estão?

Os melhores do mundo estão espalhados pelo mundo. O tamanho da sua ação e da dificuldade é você quem escolhe, você só precisa decidir ser o melhor do mundo em algo.

Você pode ser o melhor professor do mundo em uma cidade do interior da Paraíba ou de São Paulo ou do Brasil. Não importa! O que importa é ser o melhor do mundo para alguém; para um ambiente.

 

“Os alunos gostam e precisam ser desafiados”, diz. “Se a gente consegue estimulá-los, eles vão além do óbvio.” É o termo desafio, aliás, que explica em grande parte o sucesso das olimpíadas entre a garotada de Paulista.”

fonte: http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Visao/noticia/2013/01/como-produzir-talentos.html

 

Já decidiu ir além do óbvio? Já escolheu onde será o melhor do mundo e para quem?

 

Como eles se reproduzem?

Transformando. Transformadores se reproduzem transformando.

 

Para caminhar na direção do melhor do mundo, Seth Godin explica como é necessário entender quando você está em um vão, beco sem saída ou abismo.

 vao-beco-abismo-2012-002 copy

fonte: https://zeluisbraga.wordpress.com/2012/01/24/aula-da-saudade-janeiro-de-2012-vaos-abismos-e-becos-sem-saida/

 

Explicando do fim para o início, o abismo pode ser entendido como os vícios que parecem interessantes no início e vão ficando cada vez melhor até que o abismo chega. O beco sem saída são as situações em que não importa o que você faça nada de novo acontece. O vão também conhecido em outros meios como curva de aprendizagem é a situação em que você se encontra no início de um novo aprendizado/etapa.

Quando você inicia em um vão, sente que o conhecimento está logo ali a um braço de distância, mas enquanto caminha vai entendendo que não é tão simples, neste momento a maioria das pessoas desistem ou ficam paradas na no vale do desespero zona de conforto. Para ser o melhor do mundo é necessário evitar os abismos, fugir dos becos sem saída e se jogar com tudo no vão.

 

Jonilda Alves Ferreira ( saiba mais ) não tem poderes especiais, ela somente entendeu que precisava ir além da zona de conforto para fazer o trabalho que deseja. Fácil? Não. A professora que forma talentos é criticada pelos colegas por trabalhar a mais e não cobrar por aulas particulares para os alunos aprovados na Obmep.

 

Tamanho desprendimento, porém, nem sempre é bem-visto pelos colegas de magistério. Alguns a criticam por trabalhar mais e de graça. “Não ligo para os comentários negativos”, diz a professora.”

fonte: http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Visao/noticia/2013/01/como-produzir-talentos.html

 

Desista ou saia do abismo!

 

“Se não lhe custar a própria vida, então não é uma causa.”

fonte: O Melhor do Mundo – Seth Godin

 

Não é ruim desistir do que não quer. Ruim é entrar e continuar preso em um buraco que não deseja sair.

 

Tenha uma causa e decida ser o melhor do mundo nela.

 

Jhoney Lopes

 

Jhoney Lopes

Podia ser Mestre Jedi, mas é Mestre em Engenharia de Software pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, tá na luta como Empreendedor e desenvolve aplicativos em iOS por paixão e profissão. Sim, Worklover! =] Mantra: “De modo suave você pode sacudir o mundo.” – Mahatma Gandhi