Você deveria lançar um MVP! Mas o que é isso?

Um MVP é um ‘‘Produto Minimamente Viável’’, é o protótipo mais simples que você é capaz de construir da sua ideia.

Muitas vezes nós já encontramos a nossa causa, temos momentos de inspiração com grandes ideias, mas não chegamos a tirar do papel. Ou então passamos muito tempo projetando e gastando dinheiro, com algo que as pessoas não vão ter interesse ou que podem até achar legal, mas que não estarão dispostas a pagar. O MVP surge justamente para ajudar a testar essas hipóteses: a de demanda e a de valor. Para Ash Maurya, autor de “Running Lean”:

A vida é curta demais para construir um produto que ninguém quer.

 

Lançar um MVP pode ser a maneira que você estava procurando de testar alguma funcionalidade, ou conceito. Com ele você consegue colher feedbacks importantíssimo para o desenvolvimento do produto, e dados para apresentar a possíveis parceiros e investidores.

A ideia de sair do lugar lançando um MVP vai ao encontro de uma frase do Presidente da Abril, Fábio Barbosa, que gosto muito:

Pense grande, comece pequeno e ande rápido

Um exemplo famoso é o do Grupon, que começou como um blog simples feito em wordpress, onde os cupons eram enviados por email.

 blog grupon

Procure saber mais a respeito, leia alguns exemplos, e vá à ação! Afinal, a vida é curta demais para ser pequena : )

 

 

Ailton Arantes Cunha

Sou alguém que acredita que devemos sempre deixar o ambiente que estamos melhor que o encontramos, e que sonhar e colocar a mão na massa é a melhor maneira de ser fiel a si mesmo.