Mauá – O Imperador e o Rei

As dificuldades fizeram-se para serem vencidas.” Assim dizia Irineu Evangelista de Sousa, considerado por muitos o ‘‘Patrono do Empreendedor Brasileiro’’. Órfão de pai e não podendo continuar morando com a mãe por imposição do padrasto se mudou aos 9 anos de idade para o Rio de Janeiro para trabalhar como caixeiro. Com visão diferenciada foi criando oportunidades e crescendo nos negócios. Entre seus feitos, que influenciaram drasticamente na história do Brasil estão: Fundação da Industria Naval Brasileira, Iluminação Pública da capital (Rio de Janeiro) com a fundação da Companhia de Gás, aposentando os lampiões. Implantou a primeira Ferrovia e primeira estrada pavimentada do Brasil. Colocou cabo submarino telegráfico ligando Brasil e Europa…

 

‘‘Diziam que ele era doido. Ele dizia “Já que ninguém investe, eu mesmo vou investir”. conta Eduardo Nederh, tetraneto do Barão.

 

Para quem quiser saber mais sobre a história do Barão de Mauá, fica a dica  de ler o Livro: Mauá – Empresário do Império e assistir ao filme Mauá – o Imperador e o Rei:

Deixe uma resposta